Rollys Royce Silver Ghost 40/50 HP



1907 - 1925

  • Apareceu em 1907, com uma carroçaria prateada e com um motor tão silencioso que rapidamente foi apelidado de Silver Ghost, o fantasma prateado. O seu verdadeiro nome é 40/50 HP, bem menos apelativo para a imaginação, mas de simplicidade adequada à sua eficácia. É que o Silver Ghost foi o carro que lançou a grande reputação da Rolls-Royce.
  • Rolls-Royce Silver Ghost
    Foi em 1906, no Salão de Londres, que a Rolls-Royce apresentou o chassis do novo modelo 40/50 HP, que estava equipado com um motor de seis cilindros. O primeiro a sair da fábrica, em Abril do ano seguinte, contribuiu decisivamente para cimentar a reputação da marca.
    O carro tinha qualidades fora de série, que foram muito bem promovidas, já que se destacou nas competições de resistência que eram habituais na altura.
    O Silver Ghost era imbatível e conseguiu nesse tipo de testes feitos incríveis, que ainda hoje assustam o mais fiável dos automóveis. Corridas longuíssimas, uma das quais de três mil quilómetros, que devia ser cumprida com a caixa de velocidades engatada na relação superior, foram facilmente dominadas pelo novo Rolls-Royce.
    O seu êxito foi de tal ordem que dois anos depois de ter sido lançado a Rolls-Royce resolveu deixar de fabricar os restantes modelos.
    O carro manteve-se em produção até 1925, tendo recebido várias carroçarias, adequadas a diversos fins, desde a competição à estrada.
  • Motor silencioso
    O motor do Silver Ghost impressionou pelo seu silêncio em funcionamento. A potência era razoável, suficiente para lhe proporcionar uma boa velocidade máxima e para o fazer brilhar nas subidas. Tudo factores de grande importância ainda hoje e muito mais naquela época.
    Mas, o propulsor de seis cilindros e 7,1 litros de cilindrada (7,5 litros, a partir de 1909) tinha ainda outro trunfo: a fiabilidade. A Rolls-Royce, de facto, sempre se destacou por esta característica na construção de motores, de tal forma que, mais tarde, passou a ter um departamento de propulsores para aeronáutica, que ainda hoje é, provavelmente, o mais bem cotado do Mundo.
  • Diversas carroçarias
    Era habitual na época os chassis receberem diversas carroçarias. O Silver Ghost, que foi 13º modelo da série 40/50 HP a ser construído, não escapou a essa diversidade.
    Foi o carro de corrida, transportou presidentes e reis e até serviu, durante a Primeira Guerra Mundial, de base para um carro blindado.
  • Testes impressionantes
    O Silver Ghost destacou-se nas mais variadas corridas de resistência. Foi nesse tipo de testes que construiu a sua reputação e a da Rolls-Royce. O carro começou a dar que falar logo menos de um mês depois de ser lançado, vencendo uma corrida de treino com mais de mil quilómetros.
    Mas, a sua proeza mais impressionante começou no dia 1 de Julho de 1907, ou seja, pouco mais de dois meses depois da saída da fábrica.
    Conduzido por Charles Rolls e por Claude Johnson, o carro iniciou uma maratona de 24.140 quilómetros, sob observação do Royal Automobile Club (RAC). Ao longo de cinco semanas efectuou continuamente o percurso de ida e volta entre Glasgow e Londres.
    Inicialmente, o Silver Ghost funcionava 12 horas diárias, descansando o resto do tempo numa garagem, tal como aos domingos em que parava todo o dia.
    Mas, a sua fiabilidade era tão grande que, pouco depois, começou a funcionar 24 horas por dia, domingos incluídos, até que, em 8 de Agosto, conseguiu chegar aos 24.140 quilómetros, com apenas 40 horas e 13 minutos gastos em reparações, segundo o relatório oficial do RAC.
    Na época, só realmente um fantasma prateado seria capaz de tal feito. 
  • Dois talentos
    Henry Royce fabricava equipamento eléctrico de grande qualidade. Filho de um moleiro, o seu interesse pela engenharia acabou por abranger a área dos automóveis. De tal forma, que resolveu construir um, na sua fábrica de Manchester.
    Quando o viu, Claude Johnson, do Real Automobile Club, resolveu mostrá-lo a Charles Stewart Rolls, que era um aristocrata inglês, bonvivant, bem posicionado socialmente e com forte atracção pelas novidades.
    Rolls tinha, também, especial talento como vendedor e, depois de uma reunião, promovida por Johnson, entre estes dois representantes de áreas básicas numa marca de automóveis, nasceu, em 1904, a Rolls-Royce.
    Johnson ficou como administrador da empresa e era frequentemente referido como o hífen que liga os nomes dos dois fundadores da Rolls-Royce.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------válvulas laterais
    Tipo--------------------------------------seis cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------7043 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------114.3x114.3 mm
    Alimentação--------------------------carburador simples
    Potência-------------------------------48 cavalos, às 1250 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------n/d
    Distância entre eixos--------------344, 364, 366 ou 382 cm
    Peso-------------------------------------1066 a 1295 kg, sem carroçaria
    Performances
    Velocidade máxima----------------100 km/h
    Aceleração----------------------------n/d