Porsche 911




1963 -

  • O desportivo mais conhecido de todos os tempos não foi muito apreciado, quando da sua apresentação, em 1963. As linhas do 911, que ditaram um estilo de arquitectura mecânica e de design durante décadas, não agradaram inicialmente. Esperava-se da Porsche um carro mais agressivo, que se identificasse mais obviamente como sucessor do 356. Mas, Ferry Porsche, um dos filhos de Ferdinand Porsche, além de ter herdado a criatividade do pai, queria evoluir para novas soluções. E estava certo. Em pouco tempo, as qualidades do 911 sobressaíram e o carro tornou-se um clássico na sua categoria.
  • Porsche 911
    Os últimos 356 produzidos eram carros quase perfeitos. Não era fácil conceber um sucessor e Ferry Porsche optou por soluções novas. Começou por desenhar um carro com uma distância entre eixos de 220 cm, que evoluiu desde 1956.
    O resultados dessa evolução foi apresentada no Salão de Frankfurt, em 1963, e não acolheu grande aceitação. A frente baixa e a traseira inclinada estiveram desde início nos planos de Ferry Porsche, mas poucos gostaram. O design era demasiado moderno, com a linha de cintura baixa e uma superfície vidrada superior ao que seria de esperar. A configuração de 2+2 lugares da carroçaria também não parecia adequada ao sucessor das últimas versões do 356, que também já dispunha de um motor de dois litros de cilindrada e 130 cavalos de potência.
    Mas, ainda antes de o carro entrar em produção quase toda a gente percebeu que se tratava de uma máquina inovadora e capaz de performances invulgares.
    O 911 fez, desde o seu lançamento, história na competição e no mercado. O sucesso da fórmula inventada por Ferdinand Porsche está bem patente na longevidade do modelo, que se manteve em produção década após década.
    E ao longo dos seus 35 anos de história esteve sempre entre os melhores carros da categoria, cotando-se como o mais carismático e original superdesportivo de sempre.
  • Mecânica sofisticada
    Se, à primeira vista, o 911 parecia não trazer vantagens relativamente ao último 356, a verdade é que rapidamente se percebia que o carro era mecanicamente inovador.
    Com a mesma configuração, de motor traseiro de cilindros opostos refrigerado a ar, e os mesmos 130 cavalos, conseguia, no entanto, a velocidade máxima de 210 kh/h, graças a uma aerodinâmica mais cuidada.
    O motor, por seu lado, estava dotado da tecnologia mais avançada da época, o veio de excêntricos na cabeça accionado por corrente. E a suspensão dianteira era do tipo McPherson, o mais moderno no altura.
    Depois, a Porsche seguiu a sua tradição e passou a utilizar as corridas como área de pesquisa para a evolução do modelo. Durante anos a fio, no final de cada temporada, a marca anunciava uma nova versão, mais refinada, do 911.
  • Troca de nome
    Quando foi apresentado, no Salão de Frankfurt, o sucessor do 236 dava pelo nome de 901. Mas, com a mesma rapidez com que todos começaram a apreciá-lo, depois do impacto inicial, o carro mudou de nome, passando a chamar-se 911, ainda antes de entrar em produção, em 1964. É que a Peugeot tinha - e tem - os direitos para qualquer modelo com um nome de três dígitos que inclua um zero no meio.
  • Carro de corrida
    O 911 manteve ao longo da sua história a versatilidade que desde início caracterizou os Porsche. Independentemente do sucesso no mercado, onde se transformou num desportivo ambicionado por todos, o carro teve uma carreira impressionante na competição, vencendo em todas as categorias.
    Nas pistas, os triunfos chegaram rapidamente e estenderam-se por todos os continentes. A Porsche dominou, em número e em vitórias, a sua categoria durante anos a fio, vencendo em todos os campeonatos.
    Mas, o 911 não ficou famoso somente pelos triunfos em pista. O carro mostrou-se muito eficaz também nos ralis internacionais, com triunfos nos mais cotados e, igualmente, por todo o lado. Nesta área, ficou famoso o carro que Bjorn Waldegaard tripulou, com o qual venceu em Monte Carlo. Em Portugal, foram muitos os Porsche que fizeram as delícias do público nas corridas, desde a "bomba verde" de Américo Nunes, nos ralis, às máquinas utilizadas nas pistas por Joaquim Moutinho ou António Barros.
    O 911 distinguiu-se, até, nas provas de todo-o-terreno, conseguindo vencer o célebre Paris-Dakar. 
  • Ferry Porsche
    Ferry Porsche, também conhecido por Ferdinand "Butzi" Porsche, nasceu em 1910 e morreu em 1998. Escolheu a actividade do pai e foi ele quem lhe deu continuidade, quando Ferdinand Porsche ficou retido em França, por alegado apoio a Hitler, após a Segunda Guerra Mundial.
    Ferry Porsche criou o 356, embora sob orientação do pai, e mostrou, depois, todo o seu génio com o 911. Além de ter provado ser um engenheiro e projectista de elevado nível, Ferry Porsche mostrou sempre grande habilidade na área do marketing, o que lhe permitiu manter a marca independente no período do pós-Guerra.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------veio de excêntricos à cabeça
    Tipo--------------------------------------seis cilindros opostos
    Cilindrada------------------------------1991 a 3600 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------80x66 mm a 100x76.4 mm
    Alimentação--------------------------dois carburadores triplos, ou injecção e turbocompressor
    Potência-------------------------------de 130 cavalos às 6200 rpm a 408 cavalos às 5750 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------coupé de 2+2 lugares
    Distância entre eixos--------------270 cm
    Peso-------------------------------------de 1370 a 1450 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------de 210 a 290 km/h
    Aceleração----------------------------n/d