Ferrari 365 GTB/4 ou Daytona



1968–1973
A Ferrari 365 GTB/4, mais conhecido pelo nome não oficial de Ferrari Daytona, é um automovel de Gran Turismo produzido a partir de 1968 a 1973. Foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão Automóvel de Paris, em 1968 e substituiu o 275 GTB/4. O Daytona foi substituído pelo motor 365 GT4 Berlinetta Boxer em 1973.
O nome não oficial Daytona é reportado por ter sido aplicado pelos meios de comunicação social, em vez de Ferrari e comemora o 1º,2º e 3º lugar em Fevereiro 1967 nas 24 Horas de Daytona com o 330P4.
Ao contrário do então novo Lamborghini, o Miura de motor central, o Daytona era um tradicional motor dianteiro, com tração traseira.
O motor, conhecido como o Tipo 251 e desenvolvido a partir do anterior Colombo V12 utilizado no 275 GTB/4, era um 4.4L (4390 cc, 267,9 cid) DOHC V12 com um ângulo de 60 °, 365cc por cilindro, 81 milímetros (3,2 in) de perfuração e 71 mm (2,8 in) de AVC, com seis carburadores Weber duplos (40 carburadores Solex milímetros gêmeos foram usados ​​alternativamente). A uma taxa de compressão de 9.3:1, produziu 357 PS (263 kW, 352 hp) e pode atingir 280 kmh (174 mph). 0-60 mph (97 km / h) a aceleração foi de apenas 5,4 segundos.
Para a versão americana, pequenas modificações foram feitas.
A taxa de compressão foi reduzida para 8.8:1 e o sistema de escape foi equipado com um silenciador central grande, necessitando de alterações visíveis para os tubos primários.
A transmissão manual de cinco velocidades foi montado na parte traseira para a óptima distribuição de peso, e uma suspensão independente nas quatro rodas com molas helicoidais.
Apesar de ter sido também um design Pininfarina, como acontece com muitos carros de rua da Ferrari anteriores (por Leonardo Fioravanti), o 365 GTB/4 era radicalmente diferente. O seu estilo cortante parecia mais um Lamborghini do que um tradicional Ferrari Pininfarina.



Mas que som maravilhoso e que potência cada vez que acelera o carro levanta!