Citroen Traction Avant




1934 - 1957

  • Ao lançar o seu "traction", André Citroen não só salvou a sua marca como criou um modelo que marcou uma viragem na história do automóvel. Mais do que o mérito de apresentar soluções inovadoras (que também as tinha), o modelo apresentado no Salão de Paris de 1934 juntou inovações que ainda não tinham sido devidamente aproveitadas. 7, 11, 15 e 22, salon, coupé ou cabriolet, até 1957 foram produzidas mais de 700 mil unidades das sucessivas versões da popular "arrastadeira".
  • Traction Avant
    Se há situação à qual se aplica o adágio "a dificuldade aguça o engenho" a criação do Citroen Traction Avant é uma delas. Na verdade, 15 anos após a sua fundação, a Societé André Citroen necessitava de um modelo que a fizesse sair da situação de crise em que se encontrava. Em Março de 1933, o seu fundador socorreu-se do engenheiro André Lefebvre para conceber um automóvel que, juntando diversas soluções inventadas mas não utilizadas pela indústria, resultaram num produto revolucinário.
    No dia 18 de Abril de 1934, no stand da Praça da Europa, em Paris, a imprensa foi surpreendida quando lhe apresentaram um automóvel de tracção dianteira e de carroçaria monobloco - em contraste com a solução tradicional de separar o chassis da carroçaria -, com suspensões independentes e travões hidráulicos.
    A surpresa foi tal que merece ser citado o repórter do "Le Jounal": "Ele é tão novo, tão audicioso, tão rico em soluções originais, tão diferente do que já foi feito, que merece a qualificação de sensacional".
    A 3 de Maio desse mesmo ano era matriculado o primeiro Citroen Tracion, modelo 7, equipado com um motor de 1.303 cc, que debitava 32 cavalos. Sucederam-se novos motores e, ao longo dos extensos 37 anos de carreira, inúmeras versões, que foram do familiar ao elegante cabriolet.
    André Citroen não viveu tempo suficiente para testemunhar o êxito do seu projecto - faleceria em Julho de 1935 -, nem o sucesso do novo carro evitou que a sua empresa fosse tomada pela Michelin, mas deixou uma marca indelével na história do automóvel.
  • Caixa de três velocidades
    Motor e transmissão juntos num só grupo, aparafusados ao chassis na parte dianteira do carro. Esta era uma das novidades apresentadas em 1934 por André Citroen.
    Ao condutor oferecia-se uma caixa de três velocidades - com uma durabilidade calculada em 40 mil quilómetros -, cujo comando também surpreendia. A alavanca de mudanças estava colocada no tablier (como continuaria a acontecer com o sucessor DS).
    Com as 2ª e 3ª velocidades sincronizadas, a transmissão era feita por cardans e uniões de velocidade constante nos semieixos.
  • Clássicos
    No particular mundo dos amantes dos automóveis clássicos, os Citroen Traction Avant ocupam um lugar especial. Da França à Austrália, da África do Sul a Portugal, não faltam os que se dedicam a restaurar e manter modelos da popular "arrastadeira".
    De entre as cerca de duas dezenas de versões, aquela que teve mais unidades vendidas - o 11 Légère - é a que mais se vê, sendo os cabriolet, nos seus sucessivos modelos, os mais apreciados.
    Um dos mais raros - dos quais só restam duas unidades, das oito produzidas - é o Six Cylinder, fabricado em Inglaterra, exportado para a África do Sul e que hoje se encontra... em Portugal.
  • Números
    Em produção ao longo de 23 anos, quatro meses e 15 dias, o Citroen Traction Avant estabeleceu, ao tempo, um recorde mundial de longevidade ( que haveria de ser batido pelo "irmão mais novo" 2 CV).
    São impressionantes os números referentes à produção deste automóvel, do qual, nas suas mais diversas versões, foram produzidas 759.123 unidades.
    De todas as variantes, a que teve mais unidades foi o 11 Légère - 324.828 no total -, seguida do 11 Normale.
    O melhor ano do Traction Avant veio a ser o da véspera da II Guerra Mundial, com 36.526 carros fabricados em 1938, depois de logo no primeiro ano de vida, 1934, terem saído das fábricas 20.998 automóveis, a grande maioria modelos 7CV. No seu último ano de produção, 1957, a Citroen só fabricou 1.248 Traction Avant.
  • Conforto
    Apesar de ter qualidades mais do que suficientes, na sua longa carreira comercial, o Citroen Traction Avant foi sempre servido de boas campanhas publicitárias, que enalteceram os seus méritos.
    Segurança, preço e inovação foram destacados mas, de todos, o conforto foi o mais propagandeado. Como acontece com este cartaz, com a seguintes frase: "Suspensão hidropneumática. Na estrada... o conforto do lar".
  • André Citroen
    Nascido em Paris, a 5 de Fevereiro de 1878, André Citroen licenciou-se em Engenharia com apenas 20 anos de idade. Pouco depois descobriu que o mundo automóvel deveria ser "o seu mundo".
    Começando pelos componentes - desenvolveu o potencial do sistema de engrenagens com dentes em cunha -, Citroen visitou os Estados Unidos, para apreender o modelo de produção em série de Henry Ford. Uma vez terminada a I Guerra Mundial, lançou-se na grande aventura: fundou a Societé André Citroen, que a 4 de Julho de 1919 apresentou o seu primeiro modelo.
    Foi André Citroen quem se lembrou de vender automóveis a crédito e de promover grandes acções de marketing, como iluminar a Torre Eiffel com o seu nome.
    Faltava-lhe, porém, um modelo revolucionário.
    Assim nasceu o sonho de construir o Traction Avant. Uma aposta ganha, como depois se viu, mas que não foi testemunhada pelo seu "pai", falecido prematuramente, um Julho de 1935.
  • Características técnicas

    Motor
    Tipo--------------------------------------4 cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------1911 c.c.
    Posição--------------------------------dianteira, longitudinal
    Alimentação--------------------------carburador solex
    Potência-------------------------------46 cv às 3800 rpm
    Transmissão
    Tipo--------------------------------------dianteira
    Caixa------------------------------------3 velocidades (2ª e 3ª sincronizadas)
    Embraiagem--------------------------monodisco a seco
    Estrutura
    Carroçaria-----------------------------monobloco de aço, autoportante
    Comprimento------------------------435 cm
    Largura---------------------------------156 cm
    Altura-----------------------------------147 cm
    Distância entre eixos-------------291 cm
    Eixo dianteiro------------------------131 cm
    Eixo traseiro--------------------------132 cm
    Suspensão
    Frente-----------------------------------independente, com paralelogramos deformáveis, barras de torção deformáveis, barras de torção longitudinais e amortecedores de fricção
    Traseira---------------------------------eixo cruxiforme, braços longitudinais, braços de torção transversais e amortecedores de fricção
    Direcção-------------------------------sem-fim
    Travões---------------------------------tambores, às quatro rodas, de comando hidráulico
    Peso-------------------------------------1100 kg
    Velocidade máxima----------------109 km/h
    Consumo------------------------------12 l/100km