Bentley Type R Continental




1953 -

  • Ao nascer, nos anos 50, o Bentley Type R-Continental foi um carro que, curiosamente, beneficiou da crise em que a Europa entrou depois da Segunda Guerra Mundial. Isto porque, por dificuldades económicas, os Bentley passaram a distinguir-se dos Rolls-Royce, empresa a que a marca pertencia, apenas pela grelha, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que eram produtos a que era dedicada menor atenção, tanto no que toca a construção como no que diz respeito a performances.
  • Bentley Type R-Continental
    Quando a Rolls-Royce comprou a Bentley, em 1931, definiu para esta marca uma política quase de segundo plano. Numa primeira fase, os carros partilhavam componentes, mas não era dada atenção, já que, apesar de serem construídos pelos padrões da Rolls-Royce, não era desejável que competissem com a marca-mãe.
    Por isso, mais tarde a Rolls-Royce chegou mesmo a entregar o estudo das carroçarias a fornecedores independentes, que curiosamente criaram alguns dos mais belos Bentley de sempre, inspirados na imagem desportiva da marca.
    Mas, depois da Segunda Grande Guerra, tudo mudou. A crise obrigou a que o Rolls-Royce e os Bentley fossem mesmo iguais, com esta última marca a ganhar muito em qualidade.
    E, se com isso perdeu alguma identidade, ela foi recuperada em 1952, com a introdução do R-Type, que era uma versão já ligeiramente modificada do Rolls-Royce Silver Dawn. E, desde logo, foi anunciada para breve uma versão de cariz desportivo.
    Um ano mais tarde, o R-Type Continental fascinou o Mundo com a sua carroçaria invulgar e com o seu forte pendor desportivo, restituindo definitivalmente à Bentley a sua identidade.
    De tal forma que a designação Continental passou a fazer parte da gama da Bentley e ainda hoje é utilizada para os coupé da marca.
  • Carroçaria fascinante
    O Continental tinha uma carroçaria que impressionou, especialmente devido à traseira inclinada, que o tornou, ao fim e ao cabo, o primeiro "fastback".
    O conceito foi definido pelo criador do carro, o britânico H. J. Mulliner, que a partir do tejadilho lançava a traseira directamente até ao pára-choques, com o vidro e a porta da mala integrados numa só superfície. O conceito foi revolucionário, emprestando ao design traseiro uma fluidez que até então não possuíam e que se manteve até à actualidade.
    A carroçaria do Continental era também mais leve do que a dos restantes R-Type.
    Houve duas variações do comprimento total, uma mais curta 13 cm, mas o Continental, apesar de só terem sido construídas 192 unidades (numa produção total de 2320 R-Type), passou a assumir-se não como um Rolls-Royce de segunda categoria, mas sim uma alternativa consistente.
  • Um inovador
    Walter O. Bentley, mais conhecido por "W.O." nasceu em Londres, em 16 de Setembro de 1888. Era o mais novo de nove filhos e desde muito novo mostrou interesse pela mecânica, que chegou a estudar, embora relacionada com os caminhos de ferro, área em que o seu pai queria que seguisse carreira.
    Mas, na altura, "W. O." e um dos seus irmãos estavam mais virados para as corridas de motos. Por isso, enquanto competiam, "W. O." geriu, durante dois anos, uma frota de taxis em Londres, após o que comprou, sempre em parceria com o irmão (Horance Milner, "H. M."), o franchising dos carros franceses DFP e estabeleceu-se, formando a Bentley & Bentley.
    Mais tarde, em 1919, depois de anos de corridas procurando sempre a performance máxima, decidiu construir os seus próprios carros, com os quais permitiu grande avanço à indústria automóvel, com a utilização de pistões de alumínio oriundos dos motores de aviões e, especialmente, com a adopção da técnica multiválvulas.
    Os seus carros construíram forte reputação desportiva, vencendo por cinco vezes as 24 Horas de Le Mans.
    Mas, apesar de acreditar que os sucessos das corridas eram a melhor promoção, Walter Bentley atravessava grandes dificuldades económicas e os 3024 carros que produziu, mais de metade com motor de três litros, não foram suficientes para o salvar da falência.
    A Rolls-Royce assumiu o poder na Bentley em 1931 e quis que "W. O." continuasse como responsável técnico. Mas Bentley não concordava com as novas orientações e, por outro lado, não lhe agradava ser funcionário de uma empresa que fora sua.
    Assim, em 1935, aceitou um convite da Lagonda para desenhar o motor V12 da marca e, mais tarde, trabalhou na Aston Martin, até que se retirou.
    Morreu em 1971.
  • Até à actualidade
    O Continental teve sucessores de respeito. Nos últimos anos, depois de a marca se levantar, com o Mulsane, de mais um período difícil, foram lançadas algumas destas versões.
    Tudo começou em 1991, com um coupé majestoso, capaz de acomodar, com o máximo conforto e espaço, quatro pessoas, enquanto o motor de 6,75 litros lhe permitia chegar aos 240 km/h. Quando foi anunciado o seu lançamento, seiscentos destes carros foram encomendados adiantamente, com um prazo de construção estimado em dois anos.
    Em 1994, surgiu a versão Continental S, de produção limitada, e em 1996 foi a vez do Continental T Coupé, com impressionantes jantes de alumínio e um motor V8 turbo (420 cavalos de potência e 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos). Inicialmente previsto como uma série limitada, o seu sucesso foi tão grande que acabou por integrar a gama da Bentley.
    Em 1998 chegou o Continental SC, com tecto de vidro de alta tecnologia e painéis removíveis. 
  • Cariz desportivo
    O Continental tinha um cariz marcadamente desportivo, mantendo a identidade de carro de luxo.
    Equipado com o mesmo motor do R-Type, mas modificado. O propulsor, de seis cilindros e 4,6 litros de capacidade, tinha taxa de compressão aumentada, carburadores maiores e um radiador enorme.
    O cariz desportivo era também dado pela caixa de velocidades, automática no R-Type, mas só em versão manual e com relações curtas no Continental.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------n/d
    Tipo--------------------------------------seis cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------4566 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------92x114.3 mm
    Alimentação--------------------------dois carburadores horizontais
    Potência-------------------------------n/d
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------coupé
    Distância entre eixos--------------305 cm
    Peso-------------------------------------1650 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------190 km/h
    Aceleração----------------------------n/d