BMW 328




1936 - 1940

  • O BMW 328 notabilizou-se pelas suas performances, já que, como muitos outros modelos da época, teve as suas raízes na competição, mas, também, pela beleza e originalidade das linhas. De facto, foi dos primeiros carros desportivos da época a apresentar os guarda-lamas integrados na carroçaria, característica considerada invulgar. O design do 328 teve enorme sucesso, a par das inovações tecnológicas, nomeadamente no que respeita à cabeça do motor.
  • BMW 328
    Apenas oito anos depois da BMW ter começado a construir automóveis, criou o desportivo de produção em série mais rápido da sua categoria: o 328 Roadster.
    Os designs Rudolf Schieicher e Fritz Fiedler conseguiram levar o projecto por diante num curto espaço de tempo e, ainda, com custos mínimos. A base de trabalho, no que toca ao chassis, foi o 319 de 1935, mas com uma armação tubular em aço e uma suspensão dianteira independente, com molas transversais.
    O motor, por seu lado, tinha por base uma unidade antiga, de quatro cilindros, que não era originalmente BMW, mas acabou por se tornar num clássico da marca, que é altamente reputada nos blocos de seis cilindros.
    O propulsor, de dois litros de cilindrada, possuía seis cilindros em linha, uma cabeça muito leve, em alumínio e com distribuição revolucionária, e era alimentado por três carburadores.
    Com a sua carroçaria de guarda-lamas incorporados, o 328 era quase invencível nas pistas e contribuiu para elevar o estatuto da BMW. É, por isso, considerado um dos marcos da história do construtor alemão.
    O carro evoluiu muito ao longo dos quatro anos em que esteve em produção, passando a dispor de uma versão coupé, e encerrou a sua carreira com uma excepcional vitória absoluta na clássica italiana "Mille Miglia", em 1940, que já conquistara dois anos antes, mas somente na sua categoria. Curiosamente, 1940 foi o último ano em que a célebre clássica se realizou.
  • Apresentação em Nurburgring
    O novo modelo nasceu directamente da competição: um protótipo guiado por Ernst Henne participou numa corrida, no já então famoso circuito de Nurburgring, e, para espanto geral, venceu, batendo não só desportivos da sua categoria, como muitos carros concebidos só para correr.
    O triunfo valeu uma série de encomendas, mas não pode dizer-se que os primeiros tempos do 328 tenham sido um grande sucesso. Mas, em pouco tempo, percebeu-se que o novo BMW representava uma revolução nos desportivos, desde a carroçaria ao chassis tubular, passando pela cabeça do motor e pela suspensão dianteira.
    De tal modo que se tornou um dos desportivos mais bem sucedidos de todos os tempos, apesar de se tratar de um modelo exclusivo, de que só foram produzidas 464 unidades.
  • Avançoes tecnológicos
    O 328 apresentou vários avanços tecnológicos, desde a direcção de pinhão e cremalheira à conjugação das suspensões macias com um chassis de elevada rigidez, receita ainda hoje utilizada pela BMW.
    Na altura, optar por um chassis rígido e uma suspensão dura significativa uma grande penalização em peso, pelo que era normal cair na tentação de escolher a via da suspensão mais dura, que, depois, tinha reflexos negativos no chassis, obrigando-o a torsões indesejadas. A BMW escolheu, desde logo, o caminho contrário, que se revelou o mais indicado e ainda hoje é utilizado.
    Mas, a principal inovação tecnológica do 328 residia no sistema de distribuição do motor de seis cilindros. Tinha a particularidade de dispor de uma única abertura do veio de excêntricos, que, por sua vez, accionava balancetes que atravessavam a cabeça de alumínio. A vantagem estava em poder utilizar as válvulas a um ângulo de 90 graus, o mais adequado para a máxima eficiência da câmara de combustão hemisférica.
  • A "nova classe"
    Apesar de o nome o sugerir, o 328 não é o antecessor da actual Série 3. Quando muito, pode dizer-se que o motor de seis cilindros em linha e tecnologia avançada foi o primeiro passo da marca para uma posição de destaque na construção deste tipo de propulsores, que actualmente têm expressão máxima no M3, capaz de debitar mais de 340 cavalos.
    Mas, o verdadeiro antecessor da Série 3 foi o 1500 e, depois, os 1602 e 2002, que pela sua representatividade na história da marca (a viragem depois do período pós-guerra) foi até chamado a "nova classe".
  • Consagração na "Mille Miglia"
    Após o início da Segunda Guerra Mundial, 1940 foi o último ano em que se realizou a célebre clássica italiana "Mille Miglia", uma corrida capaz de catapultar carros para a fama.
    A BMW, que já tinha vencido a corrida à classe, com o 328 , dois anos antes, inscreveu uma verdadeira armada nessa última edição. O construtor alemão preparou dois 328 Coupé e três Roadster.
    Para estes últimos, foi desenhada propositadamente uma nova carroçaria, ultra leve com forma revolucionária e aerodinamicamente muito eficaz e construída numa liga de magnésio e alumínio. Em desses carros, pilotado por Huschke von Hanstein e por Walter Baumeer, venceu a corrida.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------válvulas à cabeça
    Tipo--------------------------------------seis cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------1971 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------66x96 mm
    Alimentação--------------------------3 carburadores simples
    Caixa------------------------------------4 velocidades
    Potência-------------------------------80 cavalos às 5000 rpm
    Carroçaria
    Comprimento-------------------------390 cm
    Altura------------------------------------140 cm
    Largura---------------------------------155 cm
    Vias (frente/trás)--------------------1153/1220 mm
    Distância entre eixos--------------240 cm
    Peso-------------------------------------830 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------150 km/h
    Aceleração----------------------------n/d