Austin Seven




1922 - 1939

  • Para os ingleses, o Austin Seven funcionou como o Ford T para os americanos. Apesar das suas dimensões compactas tinha, na sua época, equipamentos e mecanismos que podiam comparar-se aos de modelos maiores. A fiabilidade foi outro dos seus trunfos, que fez com que fossem produzidas quase 300 mil unidades, entre 1922 e 1939. Muitos foram montados na Alemanha e no Japão, onde conseguiram rivalizar em popularidade com os melhores nipónicos. O pequeno carro inglês até nos Estados Unidos teve sucesso.
  • Austin Seven
    O Seven foi desenhado pelo próprio Herbert Austin, em segredo, para combater a crise que se verificou depois da Primeira Guerra. Mais tarde foi retocado por Stanley Edge.
    O carro foi apresentado a um público muito céptico em 1922, como o primeiro automóvel em miniatura. Não sé era um verdadeiro carro, mas, também, construído com os mesmos materiais de primeira qualidade utilizados nos Austin maiores.
    Era esta a ideia de Herbert Austin: proporcionar um carro barato e fiável, adequado aos tempos que se viviam.
    O Seven começou com uma carroçaria de apenas dois lugares, mas rapidamente passou a proporcionar quatro, tendo-se verificado, depois, uma enorme diversidade de carroçarias. De tal forma que, frequentemente, não é fácil identificá-los.
    O carro teve algumas evoluções, também, no que toca a mecânica, tornando-se um pouco mais potente e, em 1973, foi lançado o Big Seven, que exteriormente era idêntico aos restantes, mas dispunha de um motor de 900 cc e quase não compartilhava componentes com os seus antecessores.
    Nas suas mais variadas formas, o imortal Seven proporcionou transporte fiável e, até, uma oportunidade de competir, já que as versões desportivas tiveram sucesso desde as pistas às competições de estrada.
    Aliás, dos cerca de sete mil Seven que sobreviveram ao que antigamente era genericamente denominado o "teste dos 10 anos", alguns ainda dispuntam hoje em dia competições de pista e de trial, que adeptos incondicionais continuam a organizar.
  • Mecânica simples
    Os Seven eram simples em termos mecânicos, especialmente os primeiros: motor dianteiro, de quatro cilindros, 750 cc e 10,5 cavalos, com tracção traseira e uma transmissão de três velocidades montada no piso.
    A suspensão consistia em molas semielípticas, montadas lateralmente na frente e longitudinalmente na traseira, com quatro amortecedores de fricção. Um travão de mão actuava nas rodas dianteiras, enquanto para as traseiras era utilizado um comando mais convencional, de pedal.s
  • Por todo o mundo
    A popularidade do Austin Seven espalhou-se por todo o Mundo e foram várias as marcas que o construíram.
    A produção foi licenciada em França, onde recebeu o nome de Rosengart, na Alemanha, como Dixi, que se tornou, em 1928, o primeiro carro da BMW, e até nos Estados Unidos, onde começou como American Austin e, mais tarde, se tornou o Bantam.
  • Taxa deu nome
    A origem do nome Seven, em português sete, não está na cilindrada do motor do pequeno carro inglês, como muitos pensam. Na verdade, embora os carros ingleses na época pagassem imposto pelo número de cavalos dos propulsores, neste caso 10,5 eram classificados pela sua taxa de potência, medida através de um sistema original que, no caso do pequeno Austin era sete.
    Foi assim que começou a ser chamado quando apareceu no mercado, em 1922. 
  • Um pioneiro
    Com apenas 16 anos de idade, Herbert Austin, mais tarde Lord Austin, deixou a Inglaterra, onde nascera em 1866, e foi trabalhar para a Austrália. Formou-se em Engenharia e tornou-se tão competente que poucos anos volvidos regressou a Inglaterra para assumir a direcção de uma fábrica.
    Entusiasmado com os automóveis, construiu o seu primeiro modelo nas horas vagas, em 1895. O carro impressionou várias pessoas e os seus colaboradores, ao ponto de quererem montar uma fábrica para que Austin pudesse continuar o seu trabalho. Nasceu assim a Wolseley, uma das marcas inglesas mais antigas.
    Mas, Herbert Austin era ambicioso e, em 1905, decidiu montar a sua própria empresa. Deixou a Wolseley e instalou-se em Longbridge, onde nasceu a Austin Motor Company, que se manteve sem grandes dificuldades até à guerra.
    Depois, na crise dos anos 20, Herbert Austin inventou o Seven, que durou até ao início da Segunda Guerra Mundial. Herbert Austin morreu em 1941.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------n/d
    Tipo--------------------------------------quatro cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------747 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------56x76.2 mm
    Alimentação--------------------------carburador simples
    Potência-------------------------------10.5 cavalos, às 2400 rpm (1922) ou 17 cavalos às 3800 rpm (1938)
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------n/d
    Distância entre eixos--------------188 cm (1922) ou 203 cm (1933)
    Peso-------------------------------------350 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------60 km/h (1922) ou 88 km/h (1938)
    Aceleração----------------------------n/d