Audi Quatro



1980 - 1991

  • Apesar de relativamente recente, o Audi Quattro tem um lugar de destaque na história do automóvel, por ter sido o modelo que lançou a tracção integral nos carros do dia-a-dia. Nasceu, como muitos outros grandes carros, intimamente ligado à competição, neste caso ao Campeonato do Mundo de Ralis. Tem ainda a particularidade de ter sido concebido por Ferdinand Piech, o célebre criador dos Porsche 917 e, mais tarde, presidente de todo o grupo Volkswagen.
  • Audi Quattro
    Foi a alteração dos regulamentos do Campeonato do Mundo de Ralis, no início da década de 80, que levou à criação do Audi Quattro, já que, a partir dessa altura, passou a ser permitido utilizar carros com tracção às quatro rodas.
    A Audi resolveu participar no campeonato com um carro desse tipo e Ferdinand Piech, oriundo da Porsche, tomou a seu cargo o projecto do Quattro.
    Tratando-se de um carro com características desportivas, Piech optou por uma carroçaria coupé, de duas portas, embora de linhas muito sólidas. Montou-lhe, depois, um motor de 2,2 litros e cinco cilindros de elevada potência, alimentado por um turbocompressor. Este propulsor, proveniente do 200 5T, era a mais recente novidade da marca e fazia ainda recurso a um permutador de calor, o que lhe permitia chegar aos 200 cavalos de potência.
    No carro de ralis (experimentado pela primeira vez no Rali do Algarve), a potência subia para os 360 cavalos, o que, nessa altura, era impressionante. Entre 1981 e 1984, o Audi Quattro obteve 21 vitórias em provas do Campeonato do Mundo de Ralis, guiado por pilotos célebres, como Hannu Mikkola, Stig Blomqvist e Michelle Mouton.
    O Quattro provou que o sistema de tracção às quatro rodas era eficaz, fiável e adequado tanto à competição como à produção de desportivos de elevada performance, frequentemente derivados de carros do dia-a-dia. Ainda antes de ter terminado a sua carreira na competição, muitas outras marcas enveredaram pelas soluções tecnológicas estreadas no Quattro.
  • O céu como objectivo
    Foi em 1986, na célebre rampa americana de Pike's Peak, também apelidada de "subida para as nuvens" que o Quattro fez a sua última corrida. Trata-se de uma clássica com características muitos especiais, uma subida impressionante em todos os sentidos e habitualmente disputada por máquinas poderosíssimas, especificamente preparadas para o efeito.
    Foi em Pike's Peak que apareceu o derradeiro Quattor oficial, com um motor super potente e um enorme aileron traseiro. Pilotado por Bobby Unser, venceu com facilidade e, no ano seguinte voltou a impor-se, tripulado por Walter Rohrl.
  • Audi 80 foi a base
    Ferdinand Piech utilizou componentes de diversos modelos da marca, dessa época, para criar o Quattro - embora a base tenha sido o Audi 80.
    Talvez por isso, o resultado foi um carro de aspecto poderoso e compacto, mas pouco elaborado no que toca a linhas.
  • Técnica engenhosa
    O sistema de tracção integral permanente no Quattro foi desenvolvido a partir de uma versão que a Audi utilizava já no Iltis, um modelo de todo-o-terreno da marca, muito pouco conhecido.
    O sistema era já muito avançado, pois oferecia a possibilidade de bloquear tanto o diferencial dianteiro como o traseiro, ou somente este último.
    Mas, como no Quattro o motor estava colocado à frente das rodas dianteiras, Piech teve de recorrer a soluções muito criativas para levar a tracção até aos diferenciais.
    O problema ficou um pouco facilitado pelo facto de a caixa de velocidades ser montada em posição superior à suspensão dianteira, que derivava directamente do Audi 80 e era, portanto, de estilo convencional, tal como, aliás, a traseira.
  • Tracção integral no topo da gama
    O objectivo de comercializar carros de elevada performance derivados dos automóveis do dia-a-dia foi plenamente alcançado por Ferdinand Piech e, actualmente, todas as marcas do Grupo Volkswagen possuem máquinas desse tipo, normalmente no topo da gama.
    Na Audi, a tracção às quatro está disponível desde o A3. E, além das versões de tracção integral de cada um dos modelos, a marca comercializa ainda máquinas desportivas, como o S3, com motor 1.8 T de 210 cavalos e caixa de seis velocidades, ou o RS6, ou, ainda, a Allroad, que permite uma utilização efectiva fora da estrada.
  • Ferdinand Piech
    Ferdinand Piech tornou-se um dos nomes mais famosos da indústria automóvel, com vários marcos importantes na sua carreira, o mais recente dos quais a adopção, no Grupo Volkswagen, de uma estratégia multimarca de sucesso com partilha de componentes.
    Piech, no entanto, nasceu já famoso, por ser neto de Ferdinand Porsche. Dedicou-se aos automóveis e, em 1969, criou um dos mais impressionantes carros de corrida de todos os tempos, o Porsche 917, que venceu duas edições das 24 Horas de Le Mans.
    Ferdinand Piech mudou, depois, para a Audi e subiu rapidamente, impondo as suas ideias, que tinham por base a qualidade.
    Piech tornou-se administrador delegado de todo o Grupo Volkswagen de 1992.
  • Características técnicas

    Motor
    Distribuição---------------------------n/d
    Tipo--------------------------------------cinco cilindros em linha
    Cilindrada------------------------------2144 c.c.
    Diâmetro x Curso-------------------6.5x86.4 mm
    Alimentação--------------------------injecção com turbocompressor
    Potência-------------------------------200 cavalos às 5000 rpm
    Carroçaria
    Tipo--------------------------------------coupé de duas portas
    Distância entre eixos--------------252 cm
    Peso-------------------------------------1300 kg
    Performances
    Velocidade máxima----------------222 km/h
    Aceleração----------------------------